Skip to content

Fim da Era Roth

abril 6, 2009
Foto: Ricardo Duarte
Foto: Ricardo Duarte

Celso Roth não é mais técnico do Grêmio, conforme anunciou o seu site oficial. Já se especulava na imprensa gaúcha que uma derrota no GREnal poderia determinar o fim da Era Roth.

No entanto após o término do clássico, o presidente Duda Kroeff garantiu com veemência que o treinador estava mantido no cargo. André Krieger dizia que a Libertadores era o foco. Já na coletiva de imprensa, o próprio Celso Roth falava como técnico do Grêmio e dizia que o trabalho continuava contra o Aurora.

Então a demissão de Celso Roth carece de mais informações. A declaração de André Krieger após a saída do técnico é pouco esclarecedora: “Pelo respeito que tenho com o Celso Roth, não quero falar sobre os detalhes da sua saída. Ele é um profissional dedicado, mas a sua saída foi decidida em consenso”. 

Se a demissão foi um consenso, então por que a garantia de que Roth permaneceria no Grêmio, antes e depois do clássico? Talvez a direção tenha tomado um gesto de cavalheirismo ao não anunciar a sua demissão logo após da derrota. Qualquer seja a resposta, espero que a direção tenha algo em mente e não haja apenas por emoção.

Mas é preciso salientar também que Celso Roth também procurou a sua demissão e não é de agora. Talvez o fato do técnico deixar no ar de que a utilização de titulares no GREnal tenha sido uma atitude da diretoria, mesmo negando após o clássico, pode ter colaborado para sua saída. E esse não foi o primeiro atrito entre Roth e direção.

Celso Juarez Roth se despede do Grêmio com 78 jogos, 45 vitórias, 17 empates e 16 derrotas. Números minimamente razoáveis, mas os sete jogos sem vitórias em GREnais, com quatro derrotas e três empates, também foram fundamentais para a sua saída. O treinador recebia um salário de R$ 220 mil (exagerado, na minha visão) e agora deverá receber R$ 440 mil por essa rescisão contratual.

Qualquer seja o nome do treinador substituto (Renato, Caio Junior, Geninho e etc) não chega, na minha visão, com status superiores a Celso Roth. O único que poderia fazer isso é Luiz Felipe Scolari, mas este não vem neste momento. Mas na guerra de braço Torcida & Imprensa x Direção, deu o primeiro, após grande resistência do segundo. Provavelmente, a demissão de Celso Roth será mais comemorada do que uma hipotética vitória no GREnal.

Anúncios
8 Comentários leave one →
  1. abril 6, 2009 8:45 am

    Sabe que eu concordo contigo? Neste e nos outros posts. Acho muito arriscado trocar de técnico com uma competição em andamento. De qualquer forma, boa sorte pra vocês e obrigado pelo post em homenagem ao Internacional. Já escrevi agradecendo lá. Abração!

  2. abril 6, 2009 10:20 am

    FOI TARDE. Maldito perdedor desgraçado. FOI TARDE. MUITO TARDE.
    O saldo é 45 vitórias e eliminação em CINCO campeonatos em menos de 2 anos.

    Ontem o Mancini, que foi mandado embora quando estava invicto, levou aquele time de mocorongos do Santos à classificação. Lutou como time grande, mesmo sem ter um time santista decente e classificou-o nas semifinais do CHUPAulista, o campeonato da Parada Gay Paulistana.

    ISSO é ser um técnico.

    Com os campeonatos nivelados por baixo, com poucos craques, o técnico (infelizmente) é a figura central.

    Perdemos o SÉTIMO GREnada, porque o único craque do time símio, entrou e jogou como quis. Porque nosso EX-Técnico (e como é bom dizer isso, EX!) não entende NADA de futebol e está o seu currículo de derROTHado para mostrar.

    Qualquer um que venha treinar o Grêmio – até o Geninho (que eu espero, não apareça no Olímpico) deve ser menos zicado e deve ENDENDER de futebol, ao invés de inventar esquemas táticos mirabolantes sem ter qualidade no plantel, só para citar um bom exemplo. Ou ter o respeito do grupo e parar de inventar. Ou ter o grupo nas mãos, montar um esquema e fazer o grupo RENDER nesse esquema.

    E já que a direção, que tem pelo menos metade da culpa por esse maldito ter ficado tanto tempo no clube, quer alguém que “entenda do futebol gaúcho” lembre-se do Guilherme Macuglia. Que aliás já devia vir desde o ano passado!

    Tudo pode acontecer, é verdade.

    Pode ficar ainda pior? Pode, é verdade. Mas pelo menos agora, temos CHANCE de que as coisas melhores.

    Temos UMA CHANCE de progredir. Estamos livres do DNA do fracasso.
    Enfim, agora é possível sonhar.

    Abs!

  3. JuandeRamos permalink
    abril 6, 2009 12:05 pm

    VIVA!

  4. abril 6, 2009 1:16 pm

    Por mais arriscado que seja trocar de treinador em uma competição em andamento, pior seria manter o roth nessa situação insustentável que ele mesmo criou, junto com a direção.
    O Grêmio só terá os jogos pela libertadores esse mês. há tempo suficiente para o novo treinador implementar ser trabalho antes das oitavas de final da libertadores.

  5. Frank permalink
    abril 6, 2009 2:43 pm

    O Grêmio vai continuar perdendo um caminhão de gols por jogo (com esse ataque, não tem outro jeito), pode comprometer totalmente a Liber, mas era impossível continuar com o Sexy Hot…
    Quando um time tem seu técnico vaiado pela própria torcida e aplaudido pela torcida do arqui-rival (foda-se REFORMA ORTOGRÁFICA), há algo de muito errado acontecendo. Se fosse eu na diretoria, teria demitido o Sexy naquele exato momento.
    E agora, vindo quem vier, realmente fica demonstrado o maior erro do Grêmio no ano: ter renovado com esse perdedor pagando muito mais do que ele merecia por ter sido atropelado pelos bambis no Brasileiro 2008

  6. abril 6, 2009 3:18 pm

    Agora eu quero saber quem vai assumir o time. Aliás, Celso Roth colocou uma grana daquelas hein! 420mil de multa rescisória.

  7. tarsischwald permalink
    abril 6, 2009 4:36 pm

    Melhor jogar 440 mil no lixo agora do que jogar fora o sonho do TRI da Libertadores, que em números reais deve dar muito mais dinheiro para o Grêmio.

    Abs!

  8. Juliano permalink
    abril 6, 2009 11:13 pm

    Eu era contra a saída de Roth antes, mas acho que que agora foi uma boa, já que estamos praticamente classificados na Libertadores, assim o novo técnico terá um mês praticamente pra arrumar o time. Só espero que não venham com Nelsinho Baptista, dos ventilados na rádio ainda prefiro o Geninho, na verdade eu gostaria de ver o Felipão de volta, esse sim. Essa direção é uma M…. sem convicção nenhuma, Duda é um bunda mole marionete. Agora resta torcer para vir um treinador que pelo menos tenha sorte, coisa que Roth não tem nenhuma.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: