Skip to content

Façam as suas apostas

abril 6, 2009

Eu aposto em Renato. E você?

Eu aposto em Renato. E você?

Não deve demorar muito para o Grêmio anunciar o novo técnico gremista. Enquanto isso já se especula nomes para ser o substituto de Celso Roth, para o seguimento da temporada.

Muito se falou em Geninho. Mas dificilmente ele vem, ainda que não seja impossível. O Atlético Paranaense não quer liberá-lo (aliás, chegou a criticar o Grêmio por citar o nome do treinador), que tem contrato em vigência.

E Geninho também é muito querido pelos torcedores atleticanos, afinal é o técnico campeão brasileiro pelo clube. Mesmo assim, o treinador não descartou a possibilidade de negociar com o Grêmio, mas não antes da fase final do Campeonato Paranaense. Até lá, Geninho não sai do Paraná. E o Grêmio não tempo para isso. (leia mais no Blog da Baixada).

Já cogitaram os nomes de Caio Júnior e Renê Simões. Mas com todo o respeito, emboram sejam boas pessoas, não inspiram confiança alguma, quando há a pretensão de conquistar uma Libertadores da América.

Acredito que o futuro técnico do Grêmio seja mesmo Renato Portaluppi. Eterno ídolo, ele não esconde o seu desejo de treinar a equipe gremista. Além disso, seria uma tentativa da diretoria reatar com a torcida, que em grande parte o quer de volta ao Grêmio. Depois de manter Roth contra a vontade da maioria dos gremistas, Renato seria um pedido de desculpas e uma reaproximação entre direção e torcedores.

Mesmo assim, reitero o que já havia escrito antes. É preciso separar a história do jogador com o técnico. E neste cargo, Renato coleciona altos e baixos em sua carreira. Do título da Copa do Brasil e o vice da Libertadores pelo Fluminense ao rebaixamento do Vasco da Gama. E não o vejo como um estrategista, longe disso, e sim como um motivador. Mas nem sempre isso é o bastante.

Porém, pela escassez de treinadores no Brasil, Renato tem o caminho livre para voltar ao Grêmio. Apesar da minha relutância, caso ele venha, espero que seja para fazer história, como já fez como jogador.

7 Comentários leave one →
  1. abril 6, 2009 6:27 pm

    99% de chances de ser Renato Gaúcho

  2. Jotaele permalink
    abril 6, 2009 6:29 pm

    Por favor, o Renato não é técnico. Ele é o rei da galhofa, farofeiro, cheio de marra, presepeiro e nada mais. foi um grande ídolo do Grêmio como jogador… e só.

  3. Jotaele permalink
    abril 6, 2009 6:51 pm

    O nome deveria ser Paulo César Carpegiani, que é técnico consagrado, está livre e … é gremista, apesar de ter jogado neles.

  4. Frank permalink
    abril 6, 2009 7:10 pm

    Em 3 anos (2006 a 2009), o Renato foi duas vezes finalista da Copa do Brasil (com Vasco e Fluminense), e uma vez da Libertadores (com o Flu). Só nesse período ele conseguiu mais do que o Celso Roth em toda a carreira…

  5. Vicente permalink
    abril 6, 2009 9:08 pm

    Devemos preservar a simbologia do Renato no Grêmio. Já tivemos a experiência com o Capitão América e foi muito triste ver o cara sendo chamado de burro nos momentos mais críticos. Só não foi (injustamente) defenestrado porque na reta final nos tirou da segundona. É muito difícil separar Renato treinador do jogador, justamente porque é a simbologia do jogador que se apresenta como o elemento que mais motiva sua contratação nesse momento. Ser campeão da Libertadores é para poucos, mas quem pegar o Grêmio agora pega o clube numa boa situação na copa e uma torcida sedenta pelo título. É pressão pra caramba e um desfecho ruim vai sim influenciar a imagem do nosso maior ídolo.

  6. abril 6, 2009 10:33 pm

    Meu nome favorito, pelo menos a médio/longo prazo é o (esquecido?) Guilherme Macuglia.

    Se fosse pra sonhar, o Felipão que está de bobeira mesmo, podia vir. DEVIA voltar. Se a atual diretoria tivesse a ajuda do Koff, de repente ele ouviria o apelo da torcida.

    Ele deixou de rebaixar os chitas porque a mulher arbívora dele pediu, porque não ouviria nosso apelo, o choro sofrido da Nação Tricolor, a maior torcida do Sul?

    Enfim..

    Mas na real? acho que vai ser o Renato. Eu não sei se o Renato é o melhor nome, o Vicente tem razão. Embora, vejam só, o Frank tb tenha razão. Pensando a coisa por outro viés, o Renato (acho que vai ser ele) é um cara que, bem ou mal, tem o respaldo da torcida.

    Bem ou mal ele tb não é um PUTO como o Roth. Pode até perder a Libertadores mas é CERTO que vai fazer mais do que o Roth já fez em toda a maldita vida dele.

    É certo que vai injetar ânimo nesse time, é certo que vai armá-lo melhor, porque afinal de contas, QUALQUER PESSOA entede mais de futebol que o Roth, até minha filha de 10 anos.

    Dai, aposto no Renato mesmo. E que venha o Tri, que ele, tu, eu e todos aqui merecem por termos passado tanto sofrimento com aquele excremento do Roth.

    abs!

  7. Ranieri permalink
    abril 7, 2009 1:54 pm

    Não acredito que seja o momento de se ficar preocupado com a questão da simbologia “renato” no Tricolor. Já está mais do que provado que o temperamento dele é forte, e que, bem… a hora certa é sempre o agora. E a torcida precisa dessa força, desse destempero, e pra quem diz que ele não é treinador, olha… pelo que ele já fez e está disposto em outro comentário, já fez mais que muita gente como o ex. E todos os grandes técnicos do Grêmio até então, são gremistas. Não é por querer nostalgicamente rever aquela camisa 7 entortando o pobre zagueiro alemão que não devemos querer ver o mesmo ali, beira campo, dando o norte para o tri da américa.
    Ele já conheça a LA de dentro de campo e fora dela. Ele e o Grêmio merecem isso. Essa é a hora.
    Abraço

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: