Skip to content

Parabéns, Sport Club Internacional

abril 4, 2009

sport-club-internacionalApesar deste espaço ser gremista, não posso deixar de parabenizar os 100 anos do Sport Club Internacional. Faço isso por uma questão de elegância em reconhecer a importância do grande rival em nossa história.

Poucos clássicos demonstram uma rivalidade gigantesca e ao mesmo tempo de eterna ligação entre os dois clubes. Uma pura relação de amor e ódio. Afinal, como seria a vida de um sem o seu rival? Muitos gremistas e colorados talvez não aceitem isso, mas provavelmente, se o Grêmio não tivesse o Internacional ou o Internacional não tivesse o Grêmio, não haveria tamanha grandeza nem na história gremista e nem na história colorada.

Na dupla GREnal, desde os seus primórdios, sempre teve um lutando para igualar e superar os feitos conquistado pelo rival, seja azul ou vermelho. De início, a gana dos irmãos Poppe e Antenor Lemos (um dos símbolos colorado, nos primeiros anos do Inter) em vencer a primeira partida sobre o Grêmio, feito conquistado no dia 31 de outubro de 1915. Depois, numa resposta ao Fortim da Baixada e necessidade de comportar a crescente torcida, os colorados construíram estádio dos Eucaliptos. Anos depois, o Grêmio levantou o majestoso Olímpico, que na época, era o maior estádio particular do Brasil. Em seguida, o Internacional fez o Beira-Rio. Como resposta, o Grêmio fechou o anel superior e assim, o estádio passou a ser chamado de Olímpico Monumental. Hoje, o Grêmio tem o projeto Arena, enquanto o Inter a reformulação do Beira-Rio. Se os projetos forem bem sucedidos, a dupla GREnal terá os estádios mais modernos da América Latina.

Em títulos, o Inter foi Tricampeão Brasileiro na década de 1970, algo que motivou o Grêmio a buscar os mesmos feitos, e se sagrou Campeão Brasileiro de 1981. Porém, o Grêmio foi mais longe, ganhou a Copa Libertadores da América e o título de Campeão do Mundo em 1983. Depois disso, mais uma Libertadores em 1995, quatro Copas do Brasil (1989, 1994, 1997 e 2001) e Recopa de 1996, entre outros títulos. Isso obviamente motivou o Inter a buscar o título da Libertadores e Campeão do Mundo de 2006 e da Recopa em 2007.

Por isso mesmo, o que seria de nossa vida sem o Internacional? Será que nossa história teria tamanha glória sem os feitos grandiosos do nosso rival? Talvez a frase dita pelo nosso ex-presidente Rudi Armin Petry (presidiu o Imortal nos anos de 1966 a 1967) defina bem esse debate: “O Grêmio é grande devido à grandeza do Internacional”. Assim como o Internacional é grande devido à grandeza do Grêmio.

Portanto, o centenário do Internacional não pode passar em branco nem aos gremistas. Afinal, não se conta a história de um, sem citar a importância do outro. E a cidade de Porto Alegre, que já tinha dois clubes que conquistaram o Brasil, a América e o Mundo, agora possui dois clubes centenários. Tudo isso resulta na maior rivalidade do Brasil.

Então, parabéns a todos os colorados pelos 100 anos do Sport Club Internacional. E os agradecimentos deste gremista por esse grande clube existir. Saudações Tricolores.

aviao-gremista-faz-homenagem-ao-inter

Anúncios
37 Comentários leave one →
  1. Vamo vamo inter permalink
    abril 4, 2009 7:17 pm

    Só gremistas mesmo para parabenizar o seu rival… isso é uma piada, falando de parceiro mesmo.
    O gremio é um time pequeno, fraco e ainda com torcedores que parabenizam o rival…

    GreNAL amanha: 3 a 0 inter, e ai vão dizer: O Grêmio é imortal, e eu vou dizer:

    HAHAHA

    • agosto 16, 2010 6:13 pm

      Se tu n sabe o animal..

      O Inter parabenizou o Grêmio pelo 100 anos tbm..

      Macaco burro.

  2. Nelson Luiz Ramão permalink
    abril 4, 2009 7:24 pm

    Quando o futebol moderno surgiu na Inglaterra, era um esporte de “cavalheiros”… Pelo comentário de alguém que sequer se identifica pelo próprio nome, podemos ver que os mais nobres valores do esporte bretão estão se perdendo e dando lugar à amargura de alguém que não sabe receber um cumprimento no dia do seu centenário. Profundamente lamentável…
    SAUDAÇÕES TRICOLORES

  3. Nelson Luiz Ramão permalink
    abril 4, 2009 7:27 pm

    Bah, Bruno! Fiquei tão “de cara” com o camarada “anônimo” aí, que esqueci de cumprimentá-lo pelo post! Parabéns! Um texto digno de quem trata da rivalidade com sabedoria e cordialidade.
    SAUDAÇÕES TRICOLORES

  4. JuandeRamos permalink
    abril 4, 2009 7:49 pm

    É… concordo com o que disse o Nelson…
    Nem vo comenta o que o amargo ai falo…

    Obs: Tb n uso o meu nome verdadeiro 🙂

  5. abril 4, 2009 7:52 pm

    Caro colega colorado (queria chama-lo pelo nome, mas você não se identificou). Sabe o que mais me impressiona em comentários como o seu? Não é a falta de sutileza e cavalheirismo. E sim a capacidade de se tropeçar pelas suas próprias palavras.

    Então vejamos. Você disse que gremista cumprimentando o rival é uma piada e atitude pequena. Então, caro colega, o que me diz do seu clube? Talvez não saiba, mas o Sport Club Internacional homenageou o Grêmio Foot-Ball Porto-Alegrense pelo seu centenário em 2003 (veja o link: http://www.cpovo.net/jornal/A108/N350/PDF/Fim17.pdf ). E aí? O Inter também é uma piada e um clube pequeno? Hahahahahaha! Desculpe pela risada, mas não deu para segurar, ao ver a sua mancada. 🙂

    Ramão, valeu. GREnal é rivalidade, mas jamais uma guerra entre inimigos. Por isso, seria tão louvável se todos reconhecessem os feitos dos outros e deixassem atitudes ignorantes de lado. Mas eu sei que isso é sonhar demais. Se rivalidade for isso que o nosso colega colorado demonstrou, aí eu não vou querer fazer parte dela. Saudações. 😉

  6. Régis permalink
    abril 5, 2009 12:17 am

    Bruno, quero cumprimentá-lo pela sua iniciativa de parabenizar o time adversário até mesmo porque eu conheço você e sei que, antes de qualquer rivalidade existente entre os clubes, há um sentimento de respeito de sua parte, pois sabemos que um clube depende do outro para a própria sobrevivência do futebol, afinal do que seria a existência do futebol gaúcho sem o GRENAL? Antes de torcedor gremista, você é respeitador, coerente, e só pessoas sem sensiblidade, como o anônimo que expôs seu infeliz comentário, para não compreender tamanha iniciativa. Grande abraço.

  7. abril 5, 2009 12:09 pm

    Esse vamo vamo é um pobre de espírito.

  8. Giovani permalink
    abril 5, 2009 4:20 pm

    Camaradas, como COLORADO, gostaria de pedir desclpas pelo comentário do Vamo vamo, infelizmente existem muitos idiotas no mundo. Como apaixonado pelo Inter não consigo simpatizar com o Grêmio, como apaixonado por futebol sou obrigado a reconhecer a grandeza do Grêmio. Gostaria também de parabenizar o Bruno, poucos tem a grandeza de saudar um rival!
    Abraço.

  9. Vamo vamo inter permalink
    abril 5, 2009 6:08 pm

    Estou assistindo ao jogo. Terminou o primeiro tempo 1 a 1, o Inter prepara uma vitória até fácil.

    Grêmio, o time da piada pronta, que não ganha do Inter nunca.

  10. abril 5, 2009 6:25 pm

    Que vença o melhor. Mas engraçado é que voce mesmo chamou o seu time de piada, basta olhar a lógica do que escreveu, comparado com a homenagem que o Inter prestou ao Grêmio em 2003. Se soubesse mais da história do seu próprio clube, evitaria aquele comentário constrangedor, até mesmo pra o próprio colorado. Como praticamente disse o Giovani, Gremio e Inter não merecem torceores desse tipo. Até.

  11. JuandeRamos permalink
    abril 5, 2009 7:03 pm

    concordo com o último comentario do vamo vamo inter…
    O Grêmio não é vai ganha merda nenhuma esse ano…

    Podem me chutar a vontade, mas eu não vo mais pro estádio esse ano, e nem vo perde mais tempo com essa merda de time, só vo acompanha por esse ótimo blog feito pelo grande Bruno Coelho

  12. Márcio Coloradão permalink
    abril 5, 2009 7:08 pm

    eh amigos gremistas, parece que voces ganharam maaais um grenalzinho neh
    ahahahahahahahahah

    FICA CELSO ROTH
    FICA DUDA

  13. abril 6, 2009 8:34 am

    Esse cara que assina como Vamo, vamo, Inter, envergonha a grande torcida colorada. Em nome dos colorados de verdade, peço desculpas e agradeço de coração esse lindo post do Bruno. Mais importante do que vir aqui e falar do clássico, vim única e exclusivamente para agradacer a homenagem. Grande abraço aos amigos gremistas!

  14. Mel permalink
    abril 8, 2009 3:57 pm

    Me desculpa, mas esse Vamo Vamo, soh falou esse tipo de coisa por falta de argumento…
    Afinal nem time tem para torcer…
    A derrota no grenal nos deu um grande presente, o ADEUS ROTH…
    Acabou a ma fase do gremio…

    O inter soh eh oque eh hoje pq aprendeu com o Gremio… E demoraram tanto para chegar a nossos pehs, se eh chegaram um dia….

    Parabens colorados… eh necessaria muita coragem pra se torcer pra um timinho desses… (isso explica a falta de inteligencia desse vamo vamo nao eh? suhasuahsuh desculpa nao podia deixar de falar isso)

  15. eder oliveira permalink
    abril 17, 2009 1:13 pm

    EAI BRUNO? SOU UM COLORADO MUITO FANATICO DE TATTOO DO INTER E TUDO MAIS ADIMITO VC SIM DA PARA CHAMAR DE TORCEDO. MEUS PARABENS PELA SUA ATUAÇÃO.. ABRAÇO….

  16. dalhe-gremio permalink
    abril 26, 2009 7:21 pm

    parabens bruno,,,,,parabens inter pelo seu aniversario,,,,,e vamo vamo vai pro caralho rsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsr

  17. dalhe-gremio permalink
    abril 26, 2009 7:40 pm

    aos rivais colorados,,,,,,isso ai mesmo,,,,fiquem se contentando com o titulo do gauchão,,,que nesta terça feira nos que somos time de mais alto nivel,,,vamos jogar para ser o melhor time da primeira fase da libertadores,,,,,,ultrapassando times da elite mundial como boca,,,,river plate etc……e quem sabe conquistarmos nossa terceira libertadores ( o inter so tem uma rsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsr)na terça enquanto aguardaremos ansiosos o jogo vcs estaram dormindo e sonhando quando irão disputa – las de novo. coitados um dia chegam la

  18. Felipe permalink
    maio 2, 2009 10:41 pm

    Oi, sou colorado e tambem não concordei com a atitude que o colorado teve a cima, acho muito legal a ação de homenagear o Inter (Melhor time do mundo) hehehe e se eu tivesse a oportunidade de ter um blog ou algo assim relacionado ao inter, no acaso de que tivesse acontecido o centenario do Gremio eu sim, o homenagiaria este clube, porque os colorados sempre devem fazer uma pergunta a si mesmo, quem seria o inter sem a rivalidade com o gremio, ou vice-versa, e um abraço aos colorados e gremistas , porque fora do estadio somos PESSOAS !

  19. Felipe permalink
    maio 2, 2009 10:43 pm

    Olha que BESTEIRA falar que o Inter aprendeu tudo que sabe com o Gremio, olha e sinceramente se apredeu , ja está SUPERANDO o mestre , querem provas assistama reprise dos últimos gre-nais!

  20. Felipe permalink
    maio 2, 2009 10:49 pm

    Desculpem-me pelos erros de português (uashaushushsua).

  21. Nelson Luiz Ramão permalink
    maio 3, 2009 10:09 am

    O Felipe está certo e eu também não considero que o colorado tenha “aprendido tudo o que sabe com o Grêmio”! Muito embora, quando diz que “já está SUPERANDO o mestre”, abra um precedente para o Grêmio como referência de inspiração ou modelo… Mas considero o colorado como um clube que nasceu e cresceu para rivalizar com o Grêmio e que, nesse intuito, tem sido, já ao longo de um século, um rival à altura. Considero, ainda, que já há muito tempo, um é referência para o outro! Com tanto tempo decorrido desde a fundação de ambos, os seis anos a mais que o Tricolor tem de vida, já não fazem qualquer diferença… Assim, tanto o Grêmio quanto o Inter, são grandes instituições do futebol, reconhecidas mundialmente e é bobagem ficar debatendo quem é o melhor… É válido o debate sobre quem está melhor neste momento! Se o Tricolor perdeu os últimos Grenais, é sinal de que, momentaneamente, o Inter tem uma melhor equipe, muito embora entenda que conseguiu vitórias mas não mostrou um melhor futebol nos dois últimos clássicos. Mas o que fica são os resultados… Vitórias coloradas! Parabéns! O “mestre”, como te referistes ao Grêmio, reconhece o bom momento do “aprendiz”…
    SAUDAÇÕES TRICOLORES

  22. Felipe permalink
    maio 3, 2009 12:10 pm

    rsrsrs muito bom Nelson, mas entenda que quando comparei Inter com Grêmio, tive o intuito de deixar claro que a bobagem de dizer algo dessa maneira é imensa a bobagem em comparam Gremio e Inter para Mestre e Aprendiz, creio que nos últimos anos o Inter tem estado em uma melhor FASE que o tricolor gaúcho, não querendo criar caso para discutir , mas a grandeza de titulos que o inter conquistou foi sem comparação maiores do que a do nosso querido Rival.

  23. Felipe permalink
    maio 3, 2009 12:12 pm

    E não creio que tenham fundado o SCI somente para ser rival do Gremio, mas concordo que teve um intuito muito forte neste motivo !
    SAUDAÇÕES COLORADAS !!!

  24. Nelson Luiz Ramão permalink
    maio 3, 2009 2:24 pm

    Caro amigo Felipe! Sem querer entrar num debate interminável sobre razões que, obviamente, desconhecemos a veracidade, eu recomendaria que você desse uma olhadinha no que dizia o site do Inter em novembro de 2008 sobre a sua fundação. Infelizmente, não posso dar essa sugestão porque, com o advento do centenário colorado, o texto do site foi mudado e a versão colorada para o nascimento do clube alterada. Em resumo: ou o que estava antes não era verdade ou reescreveram a própria história… Mas caso você tenha curiosidade, eu guardei um trecho do texto que lá estava… Então, chegue a conclusão que quizer…
    “A origem do Sport Club Internacional está associada a três integrantes da família Poppe: Henrique, José e Luis. Eles chegaram a Porto Alegre, em 1908, vindos de São Paulo, foi fácil abrir uma loja de roupas e logo começar a ganhar dinheiro. A capital gaúcha se modernizava e progredia rapidamente. Desde o fim do século XIX, possuía fábricas de máquinas, tecidos, móveis e cerveja; há quatro anos os bondes elétricos tinham substituído os puxados a burro; acabava-se de instalar iluminação elétrica em todas as ruas do centro; e a população havia saltado de 73 000 habitantes em 1900 para 120 000 naquele ano de 1908.
    Difícil mesmo para os Poppe foi serem aceitos como sócios em algum clube da cidade. Jovens de 20 e poucos anos, eles queriam praticar esportes, de preferência o futebol. Mas o Grêmio, que já existia há seis anos, se fechou para eles. E também os clubes de remo, de tiro, de tênis. A desculpa era sempre a mesma: gente recém chegada, pouco conhecida… Aí, os irmãos Poppe se irritaram e resolveram fundar seu próprio clube. Começa assim a história do Sport Club Internacional.”
    SAUDAÇÕES TRICOLORES

  25. Felipe permalink
    maio 4, 2009 10:30 am

    Aposto que esta belissima história de fundação SCI nesta sua afirmação diz que o Grêmio não aceitou estes rapazes , aí irritados criaram um clube (que faz muito sucesso) porém te digo uma coisa porque o Grêmio não aceitou eles …tambem um pouco até fugindo do assunto mostrou que na época o time do Grêmio não era um time do povo , pois sei também que logo após a criação do gremio ainda não se aceitavam jogadores NEGROS , os irmãos poppe assim criaram um TIME DO POVO ! aceitando todos os tipos de raça, creio também em dizer isso, pois este tambem foi um intuito CRIAR UM LEGITIMO CLUBE DO POVO !

  26. Felipe permalink
    maio 4, 2009 10:32 am

    Nelson repare, que eu acredito em partes na sua versão pois veja meu comentario :
    Felipe

    E não creio que tenham fundado o SCI somente para ser rival do Gremio, mas concordo que teve um intuito muito forte neste motivo !
    SAUDAÇÕES COLORADAS !!!

  27. Nelson Luiz Ramão permalink
    maio 4, 2009 11:50 am

    Amigo Felipe! Vou sugerir uma leitura que tem a ver com a história do colorado: Blog Vermelho “A Crise de 1928”, postado em 28.10.2008. Além disso, dá uma olhadinha em outros dois posts: Blog Grêmio Copero “Muito Antes de Tesourinha”, postado em 27.04.2009 e “Porque Sou Gremista – Lupicínio Rodrigues”, postado em 26.04.2009. São muito esclarecedores sobre as questões raciais “EM AMBOS OS CLUBES”, tanto no Grêmio como no “CLUBE DO POVO”. E, com esta sugestão, encerro minha participação nesse debate.
    SAUDAÇÕES TRICOLORES

  28. Felipe permalink
    maio 5, 2009 10:07 am

    Nelson li tudo que você mandou ai, e até agora não achei uma prova sobre alguma coisa que você tenha tentado esclarecer , e não achei nada que pudesse mudar minha opinião. Fecho minha participação nesse debate, que por algum tempo não foi civilizado, aqui.

  29. Nelson Luiz Ramão permalink
    maio 5, 2009 10:45 am

    Amigo Felipe! Se em algum momento faltei com a “civilidade” com o amigo, PEÇO DESCULPAS! Ainda bem que todos os comentários ficam registrados e entendo que em nenhuma colocação que fiz, fui sequer desrespeitoso com o amigo. Mas, enfim, se fui mal interpretado, mais uma vez, PEÇO DESCULPAS!
    SAUDAÇÕES TRICOLORES

  30. Felipe permalink
    maio 8, 2009 8:47 pm

    Não nelson, não foi você, estava me referindo ao inicio dos comentários.

  31. Felipe permalink
    maio 8, 2009 8:48 pm

    não você entendeu mal, não estava referindo a você.

  32. Jéferson permalink
    maio 24, 2009 6:48 am

    23 grenais na frente 64 anos de superioridade em grenais mais nada filhote!filhinho…ano q vem 65 anos!

  33. Rebeca (Colorada) permalink
    outubro 6, 2009 7:34 pm

    Obrigada pelo elogio queridos gremistas, amo vocês, afinal – Nada melhor que um Gre-Nal pra despertar uma paixão no coração

    Thaygooro – Amor, te amo! (:
    Só quem ama entendee!

  34. colorado permalink
    março 30, 2010 1:16 pm

    muito obrigado pela faixa agradesimentos todos os colorado mais a rivalidade continua

  35. Joe permalink
    setembro 15, 2012 11:26 am

    Rivais sim, Inimigos Jamais.

Trackbacks

  1. Grêmio faz homenagem ao Inter, pelo ano do centenário, com faixa de avião - Jumentos FC

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: