Skip to content

Considerações após derrota

abril 2, 2009

 

Foto: Daniela Xu

Foto: Daniela Xu

Não vi todo o jogo entre Caxias 4×0 Grêmio. Por isso, não opinarei a respeito quanto a análise da partida, como foi esclarecido no artigo anterior. Mesmo assim, há algumas considerações a fazer sobre o planejamento de Celso Roth e o GREnal das quartas-de-final da Taça Fábio Koff.

Erro de Roth

No dia 29 de março, fiz um artigo sobre a falta de sentido de usar titulares contra o São Luiz na segunda-feira e reservas contra o Caxias nesta quinta-feira.

No mesmo post, escrevi que o Caxias era mais time do que o São Luiz e num revezamento de titulares e reservas, a lógica mais coerente seria usar reservas na segunda e no domingo (quartas-de-final da Taça Fábio Koff), titulares nesta quinta e na terça-feira (jogo contra o Aurora). Assim, o GREnal seria evitado no domingo, para fugir do desgaste físico.

No entanto, não foi isso que ocorreu. O Grêmio perdeu para o Caxias e agora terá que usar titulares no domingo e na terça-feira. Fica clara a falha de planejamento de Roth neste episódio.

Não importa o adversário

O adversário será o Internacional, no próximo domingo. Não é bom para o Grêmio, também não é nem para o Inter. O lado azul tem compromisso pela Libertadores, quanto o vermelho pela Copa do Brasil um dia depois.

Mas ouvindo a Rádio Gaúcha, parecia que o Grêmio temia o confronto com o Inter. Ao menos, essa foi a minha interpretação. Neste caso, calma lá. O nosso adversário, perto de chegar a um histórico centenário, merece nosso total respeito, assim como nós merecemos o mesmo.

Não há medo dos dois lados. Naturalmente, o favoritismo passa ao Inter, pelo momento melhor no campeonato e menor desgaste físico e mental, mas nada que o Grêmio já não tenha superado antes e vice-versa. Então, se o nosso adversário for o nosso rival, que seja um grande jogo e vença o melhor. Simples assim!

GREnal será domingo, não adianta

Após a derrota, Duda Kroeff admitiu o uso de titulares no GREnal. Mas disse que oferecia duas datas para a transferência para o clássico. Sinceramente, eu não vejo quais seriam essas datas.

No próximo sábado o Inter comemora o seu centenário e o Beira-Rio estará interditado para a festa. O próprio Vitório Pífero, de maneira até educada (o que causou a minha surpresa), confirmou a falta de qualquer possibilidade de anteceder o jogo. Desta vez, preciso concordar que o co-irmão está coberto de razão em não ceder.

A outra hipótese (como concordou o Luiz Onofre Meira) seria transferir todos os jogos das quartas-de-final para a semana que vem. Seria bom, mas é utopia. Acho difícil a televisão (que infelizmente manda e desmanda e nosso futebol) conceder a esse pedido.

Jogo contra o Inter é prioridade

A Copa Libertadores é prioridade sim. Mas com todo respeito, é preciso usar o bom senso. Entre Aurora e Internacional, a prioridade passa a ser o clássico.

Se o Grêmio entrar com reservas em campo e repetir a mesma atuação diante do Caxias, contra o Inter com força máxima no Beira-Rio, será goleado. E as conseqüências poderão ser decisivas para a Libertadores.

O clássico pode arrumar a casa de um e desarrumar a do outro. O GREnal que decidiu a Taça Fernando Carvalho teve efeitos devastadores no Olímpico  e colocou em xeque toda estabilidade do grupo.

Uma vitória contra o tradicional adversário, em plena festa de seu centenário, dará moral ao time para o seguimento da Libertadores. Uma derrota no clássico e uma vitória contra o fraco Aurora ainda deixará cicatrizes abertas.

Por essa razão, a diretoria e comissão técnica deverão usar o bom senso. Força máxima contra o Inter no Beira-Rio e se necessário, um time misto contra o Aurora. Não é só por causa da importância histórica do próximo jogo, mas também pela Libertadores. É a moral dos jogadores que está em jogo.

Anúncios
5 Comentários leave one →
  1. abril 2, 2009 7:39 pm

    Belo texto! Concordo. Acho que o jogo de domingo às 17h (acho q sem transmissão da RBS) é muito importante, pois “Grenal arruma a casa” e evidentemente um bom resultado daria moral ao time. O jogo contra o Aurora não aparenta ser tãooooo difícil, mas vai saber. Mesmo assim, acho que pode-se permitir que o time titular jogue o Grenal. Copiando a frase do Makelele “temos que ter vergonha na cara, isso aqui é Grêmio”.

  2. abril 2, 2009 7:53 pm

    Roth, como sempre, mostrando sua inteligência. Agora, sem dúvida vencer o Inter é muito mais importante. Já chega de perder para o time amargo. Está mais do que na hora de o Grêmio vencer um clássico, e acabar com a festa da macacada. Além disso, precisamos a vencer, ou estaremos entregando o título do Gauchão para o Inter. Não podemos deixar que eles festejem assim. Vamos estragar o centenário deles, e mostrar quem é o melhor!

  3. Juliano permalink
    abril 2, 2009 10:22 pm

    Essa direção está agindo bem como eu temia e imaginava que iria acontecer, só bobagens, planejamento errado, etc… Fora Duda marionete dos velhos decréptos Obinos da vida. Que porcaria de planejamento é esse, sei que gauchão não vale nada, mas o que tem me estressado é essa direção, agora tem que ganhar o Grenal e colocar um time misto contra o Aurora que é suficiente pra ganhar daquele time podre. Que final de 2010 venha logo para trocar essa direção. Ah levem Roth junto

  4. Claudio COLORADAÇO permalink
    abril 2, 2009 11:12 pm

    Depois de levar Quatrilho contra o invencível Caxias , agora é concentrar forças contra os temíveis Aurora e Chicó , grandes times de tradições da Bolívia srsrsr , abraços Bruno 🙂

  5. abril 3, 2009 2:52 pm

    Aurora, Chicó, inter, todos times fracos, o Grêmio não tem o que reclamar.

    É jogar e vencer e parar de frescura, se é que possível isso na vida de Roth, o colorado com o DNA do fracasso. Simples assim.

    Abs!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: