Skip to content

Coluna do Ramão Gremista

abril 1, 2009

bannner-coluna-do-romao111

 

Parte IX

 

EM 1904, A PRIMEIRA DERROTA

 

O Grêmio realizaria, ainda em 1904, outros dois jogos, ambos contra o FussBall Club Porto Alegre. Nesses jogos, utilizaria o seu novo uniforme, o Black & Blue, idealizado por Augusto Koch. Os jogos aconteceram em 25 de setembro daquele ano, utilizando-se o primeiro e o segundo quadro da equipe. Com o primeiro quadro, o Grêmio experimentaria sua primeira derrota, por 2 a 1, em jogo válido pela Wanderpreis. Já o segundo quadro gremista venceria o embate por 1 a 0.

As equipes gremistas do tricolor em 1904 formavam com: O. Siebel, A. Knewitz, C. Faedrich, G. Uhrig, P. Huch, A. Siebel, A. Schwarz, A. Cattaneo, P. Cleres, J. Knewitz e J. Stelczyk (primeiro quadro); A. Koch, P. Strenlau, E. Panitz, J. Gerske, E. Geyer, P. Schuck, G. Kallfelz, A. Brochado, E. Gerlach e O. Mussnich (segundo quadro).

 

OSWALDO SIEBEL, O PRESIDENTE GOALKEEPER

oswaldo-siebel-01-04-09

 

O Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense se notabilizaria, ao longo de sua centenária história, por seus grandes goleiros. É curioso observar que, em 1904, Oswaldo Siebel foi eleito presidente em substituição a Carlos Luiz Bohrer, eleito por ocasião da fundação, em 1903. Oswaldo Siebel era, curiosamente, o goalkeeper do primeiro quadro gremista e presidiu o tricolor no biênio 1904/05. Retornaria mais tarde, à presidência, no biênio 1916/17. É importante salientar que foi sob a presidência de Siebel que o Grêmio se consolidou como clube, adquirindo seu primeiro ground e tendo a adesão dos primeiros associados e, dentre eles, os freqüentadores do Tiro Alemão, entidade vizinha à baixada.

 

AUGUSTO KOCH, O ALFAIATE

augusto-koch-01-04-09

 

Augusto Koch, o goalkeeper do segundo quadro, talvez tenha sido um dos nomes mais importantes do Grêmio em 1904. Foi de Koch a iniciativa que culminou com a aquisição da Baixada, fator determinante para a consolidação da entidade recém criada. Foi dele, também, a idealização e confecção dos primeiros uniformes gremistas, sendo que o Black & Blue, o segundo uniforme na história gremista, se manteria inalterado por quase uma década. Augusto Koch era alfaiate de profissão, o que justifica sua capacidade e habilidade em criar os primeiros fardamentos gremistas.

 

ALGUMAS CURIOSIDADES DA ÉPOCA

 

Nos primeiros momentos do futebol gaúcho, as poucas equipes existentes seguiam a tendência tática da época, com escalações no formato 2-3-5 (dois zagueiros, três meias e cinco atacantes). Naquele tempo, ainda não havia a figura do técnico, que surgiria apenas na década de 1930. O jogador designado como “capitão da equipe” era quem comandava os treinamentos e escalava o time (é provável que toda a diretoria do clube opinasse na escalação…).

Naqueles primórdios, era comum a utilização de expressões da língua inglesa para tudo o que fosse relacionado com futebol. Assim, o goleiro era o goalkeeper, o zagueiro era chamado de back, o meio-campista era o half, o ponteiro chamava-se winger e o atacante, farward. Ground, era o campo de jogo, ao time dizia-se team e o escanteio, corner. Há registros, também, de que os jogos tinham duração de 80 minutos, com dois tempos de 40. As goleiras não possuíam redes e um “fiscal de linha”, que ficava junto às traves, auxiliava o árbitro, dizendo se a bola havia ou não entrado, ou seja, confirmando ou não o goal.

Por fim, os atletas eram amadores e não profissionais como ocorre nos dias atuais. As camisas de jogo não possuíam numeração, nem traziam o distintivo do clube e a camisa do goleiro era igual às camisas do restante da equipe.

Anúncios
5 Comentários leave one →
  1. abril 2, 2009 2:37 pm

    Bruno. Vou comprar o passe do RAMAO! 🙂 Cara, essa colunas históricas são barbaras… Parabens a todos pelo blog…

  2. ANDRÉ ROCHA permalink
    abril 2, 2009 7:45 pm

    ISSO É QUE É HISTÓRIA!!!!! E NÃO AQUELA DO CLUBE LACUSTRE DE MUDAR E MUDAR AS SUAS ORIGENS.

  3. abril 3, 2009 9:17 am

    Ramão Gremista, alguém deverá liderar nos próximos dias um movimento de protesto no largo dos campeões, tipo, fora Burroth….depois do leite derramado não adinta chorar….a hora é agora…fora BURROTH

  4. Victor siebel permalink
    maio 7, 2011 11:25 pm

    O Siebel e bizavo do meu pai

  5. victor siebel permalink
    setembro 13, 2011 5:15 pm

    Desculpa bizavo nao ele e vo do meu pai

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: