Grêmio 1903

Idéias e opiniões sobre a camisa do Grêmio 2009

Anúncios

Estamos numa fase de grande expectativa para o lançamento dos novos uniformes para a temporada 2009. Pensando nisso, o nosso colega Társis Salvatore mandou um e-mail e mais uma sugestão do modelo que deveria ser lançado pela Puma.

 

 

Bruno, td bem?
Olha, eu ainda estou indignado com essas supostas camisas do Grêmio. Fiz um desenho de um modelo que considero o melhor, e caso tu goste de verdade, gostaria de contar com teu apoio público, para divulgar esses desenhos. 

A idéia seria que a Puma e a diretoria do Grêmio se sensibilizassem para produzir um material com essas características.

Em tempo: não sou um saudosista. Apenas não gosto da exagerada descaracterização que a Puma promove com a mais bonita camiseta de futebol do mundo. Enfim, me repasse tuas considerações, certo?

Abraço!

 

 

 

Eu gostei do desenho da camisa listrada feita pelo Társis. O desenho tem um azul é mais escudo e a camisa mais simples. A golas e as mangas estão ótimas. Pronto. Já é um modelo ideal, que lembra mais a década de 80. E também vale ressaltar que o logotipo da 50ª edição da Libertadores está nas mangas, onde não deve sair.


Por outro, a camisa listrada com tom de azul mais claro não é feia e também é um modelo simples, capaz de agradar a grande maioria da torcida gremista, embora haja preferência, por alguns, de um azul mais escuro.


Mas algumas camisas mais antigas da década de 60 e 70 também possuíam um azul em tom mais claro (veja o exemplo do modelo de 1972). Então está válida e se a Puma lançar o modelo divulgado (logo abaixo).


Mas agora que a nova camisa foi divulgada antes do lançamento oficial, acho que a Puma fará alguma modificação, para pegar a pirataria de surpresa. Uma pena. Aí já não sei se valeu a pena ver antes o modelo de seu lançamento.

A questão é que uma empresa fornecedora de materiais esportivos pensa que necessariamente precisa realizar algumas modificações entre uniformes de uma temporada para outra, por uma questão de venda. A mentalidade dessas empresas, provavelmente, é que se não modificar o produto, por qual razão o torcedor compraria um novo?


O problema é quando tais modificações fogem do bom senso e também das tradições do clube. Dois exemplos disso, de clubes que possuem camisas muito bonitas, são do Vasco da Gama com a Champs neste ano (que só não passou a ser usado como primeira camisa pela forte pressão da torcida, dos dirigentes e da mídia) e também o Corinthians com a Nike em 2005.

 

 

 

Sobre a camisa listrada do Grêmio em 2008, eu fico pensando o porquê da Puma colocar aquele espaço em azul e os números com bordas de pixels. O primeiro não tem uma explicação, a não ser o mau-gosto. O segundo é a chata padronização dos fornecedores materiais esportivos. Pecados que tiraram o direito da camisa de 2008 se tornar uma das mais bonitas de todos os tempos.

As modificações existirão e até são inevitáveis em alguns detalhes de um uniforme para outro. Mas as mudanças não podem fugir do bom senso. E na camisa do Grêmio, as listras deveriam ser mais finas, com azul escuro ou claro e com golas e mangas com entorno branco.

É isso que se pede à Puma, que apenas faça uma camisa que siga esse padrão tradicional, que seja simples, o que acarreta em não possuir detalhes extravagantes. Com essa fórmula, o Grêmio tem a camisa mais bonita do mundo.

PS: Desculpem pela diferença de tamanho das letras no artigo, mas eu tive problemas na postagem deste post no meu PC.

Anúncios

Anúncios