Estamos numa fase de grande expectativa para o lançamento dos novos uniformes para a temporada 2009. Pensando nisso, o nosso colega Társis Salvatore mandou um e-mail e mais uma sugestão do modelo que deveria ser lançado pela Puma.
A idéia seria que a Puma e a diretoria do Grêmio se sensibilizassem para produzir um material com essas características.
Em tempo: não sou um saudosista. Apenas não gosto da exagerada descaracterização que a Puma promove com a mais bonita camiseta de futebol do mundo. Enfim, me repasse tuas considerações, certo?
Abraço!
Eu gostei do desenho da camisa listrada feita pelo Társis. O desenho tem um azul é mais escudo e a camisa mais simples. A golas e as mangas estão ótimas. Pronto. Já é um modelo ideal, que lembra mais a década de 80. E também vale ressaltar que o logotipo da 50ª edição da Libertadores está nas mangas, onde não deve sair.
Por outro, a camisa listrada com tom de azul mais claro não é feia e também é um modelo simples, capaz de agradar a grande maioria da torcida gremista, embora haja preferência, por alguns, de um azul mais escuro.
Mas algumas camisas mais antigas da década de 60 e 70 também possuíam um azul em tom mais claro (veja o exemplo do modelo de 1972). Então está válida e se a Puma lançar o modelo divulgado (logo abaixo).
Mas agora que a nova camisa foi divulgada antes do lançamento oficial, acho que a Puma fará alguma modificação, para pegar a pirataria de surpresa. Uma pena. Aí já não sei se valeu a pena ver antes o modelo de seu lançamento.
A questão é que uma empresa fornecedora de materiais esportivos pensa que necessariamente precisa realizar algumas modificações entre uniformes de uma temporada para outra, por uma questão de venda. A mentalidade dessas empresas, provavelmente, é que se não modificar o produto, por qual razão o torcedor compraria um novo?
O problema é quando tais modificações fogem do bom senso e também das tradições do clube. Dois exemplos disso, de clubes que possuem camisas muito bonitas, são do Vasco da Gama com a Champs neste ano (que só não passou a ser usado como primeira camisa pela forte pressão da torcida, dos dirigentes e da mídia) e também o Corinthians com a Nike em 2005.
Sobre a camisa listrada do Grêmio em 2008, eu fico pensando o porquê da Puma colocar aquele espaço em azul e os números com bordas de pixels. O primeiro não tem uma explicação, a não ser o mau-gosto. O segundo é a chata padronização dos fornecedores materiais esportivos. Pecados que tiraram o direito da camisa de 2008 se tornar uma das mais bonitas de todos os tempos.
As modificações existirão e até são inevitáveis em alguns detalhes de um uniforme para outro. Mas as mudanças não podem fugir do bom senso. E na camisa do Grêmio, as listras deveriam ser mais finas, com azul escuro ou claro e com golas e mangas com entorno branco.
É isso que se pede à Puma, que apenas faça uma camisa que siga esse padrão tradicional, que seja simples, o que acarreta em não possuir detalhes extravagantes. Com essa fórmula, o Grêmio tem a camisa mais bonita do mundo.
PS: Desculpem pela diferença de tamanho das letras no artigo, mas eu tive problemas na postagem deste post no meu PC.