Skip to content

Clubes inspirados no Grêmio

fevereiro 28, 2008
gremio_porto_alegre_rs.jpg
homenagens-ao-grasmio.jpg

Grêmio Porto Riesbach

Niki Lütjens, um suíço fanático por futebol, tinha a ideia de fundar um clube. Junto de seus amigos, montou a equipe que em 2002 estreou na liga amadora da cidade de Zurique. A escolha do nome se deu na época em que a equipe formada pelos juniores do Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense veio disputar pela segunda vez a Copa FIFA Blue Stars Youth, realizada na Suíça, competição de nível mundial conquistada pelo Grêmio um ano antes. O presidente de finanças Manuel Rieder (um dos organizadores da competição) conheceu a delegação gremista. Ele e seus amigos ficaram fascinados pelo estilo de jogo do clube Tricolor e decidiram homenagear o time brasileiro, dando ao novo clube suíço o nome de Grêmio Porto Riesbach. (Texto: Wikipédia)

Kawasaki Frontale

 

Kawasaki Frontale é um clube de futebol japonês. Localizado na cidade de Kawasaki, próximo à Tóquio. Foi fundado em 1995, ainda com o nome de Fujitsu Soccer Club. A partir de 1996, o time mudou para Kawasaki Frontale e tornou-se um clube de nível profissional. É o time japonês que mais se aproximou das finais da Liga dos Campeões da AFC. Durante muitos anos a equipe vestiu um uniforme idêntico ao do Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense (inclusive o mesmo símbolo), como uma espécie de homenagem ao clube brasileiro. Atualmente o Kawasaki Frontale utiliza um outro uniforme, assemelhando-se muito ao segundo uniforme do Grêmio, adotando outro símbolo. (Texto: Wikipédia)

 

 

Clube Almagro

O Clube Almagro é um dos clubes de futebol mais populares da Argentina. Foi fundado em 1911, no bairro de Almagro, em Buenos Aires. Atualmente disputa a segunda divisão da principal liga nacional argentina de futebol. As cores azul, preta e branca, assim como o Grêmio, fazem o uniforme do Almagro. A equipe argentina considera-se clube irmão do Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense, exatamente por essas semelhanças. Desde que a torcida Geral do Grêmio começou a ganhar destaque, principalmente pela famosa avalanche nas arquibancadas do Estádio Olímpico Monumental, iniciou-se um intercâmbio entre os torcedores dos dois clubes. (Texto: Wikipédia)

Grêmio Esportivo de Jaciara

O Grêmio Esportivo Jaciara é do estado de Mato Grosso, município de Jaciara (como o nome já diz). Fundado em 1975, o clube mato-grossense tinha um escudo diferente do atual, e era caracterizado pelas cores amarela e branca. Depois, o clube mudou o escudo e o uniforme, já inspirados no Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense.

O Jaciara não tem nenhum título. Foi vice-campeão mato-grossense da segunda divisão em 1987, e conseguiu o vice-campeonato da primeira divisão do estadual em 2007, e conseqüentemente, a classificação para a Copa do Brasil. No entanto, foi eliminado na primeira fase, pelo próprio, Grêmio, ao perder por 1×0 em Cuiabá e 6×0 em Porto Alegre.

 

 

Outros clubes inspirados no Imortal

Eu achei no site distintivos, e que me despertaram a curiosidade, pelo formato dos símbolos ou pelas cores ou pelos dois detalhes. No entanto, não sei como eles estão atualmente, se são clubes ativos, profissionais ou amadores e etc. Talvez, um dia eu faça uma seqüência de artigos falando de cada um, claro, com um trabalho mais aprofundado sobre os clubes inspirados no Imortal Tricolor.

Grêmio Recreativo Clube – PA
Grêmio Varginha – MG
Grêmio Umuarama – PR
Grêmio São Pedro d´Aldeia – RJ
Grêmio Santo Augustense – RS
marintionpolosimage005.jpg Grêmio Martinópolis – SP
Grêmio Liberdade – RS
Grêmio Laranjeiras – ES
Grêmio Gravatalense – RS
Grêmio Ajuricaba – RS

Anúncios
9 Comentários leave one →
  1. Fábio permalink
    março 1, 2008 2:51 am

    Sou do blog Gremio Acima de Tudo e gostaria de parabenizar este blog por este artigo. Sensacional.
    Gostaria de contribuir e acrescentar que o Torrense de Torres tem seu escudo baseado no tricolor e que a origem do escudo do Coritiba também foi inspirada no Grêmio, o maior e melhor clube do país.
    Da-lhe tricolor. Nós temos história.
    Um abraço
    Fábio

  2. março 1, 2008 2:33 pm

    Valeu Fábio, fico agradecido, e também gosto muito do blog Grêmio Acima de Tudo. E não sabia dessa história do Coritiba, muito legal, mas o engraçado é que no Paraná, o Coritiba sempre foi o clube que mais me agradou, tanto é, que tenho uma camisa do Coxa. Acho que agora está explicado. Um abraço, irmão e saudações. =D

  3. ANDRE ROCHA permalink
    março 1, 2008 10:30 pm

    ÓTIMO,PARABÉNS!!!!!!

  4. jaeder felipe permalink
    março 2, 2008 5:25 pm

    bruno também gremista , parabens pela inicativa , é importante ver nossa razão de viver ,tirando nossa família , ser tão bem representada .
    Sou catarinense mas moro em SP – São Jose dos Campos – a pelo menos 15 anos e o Gremio é o meu elo de ligação com minhas raizes .
    Foi aqui que percebi os absurdos cometidos contra uma nação que tem orgulho de suas tradições , prevalece aqui o sentimento piegas , a atitude de se fazer de coitados e de considerar arrogantes os que são diferentes , como se auto valorizar for uma atitude destrutuva .
    Existe na cidade de São Jose dos Campos um clube que se chama Jussara Futebool Clube que é baseado no Gremio sempre superior .
    Convoco os leitores a imaginar o que aocnteceria se a batalha dos aflitos tivesse ocorrido com outro clube que não o Gremio . Tenho certeza que seria indicado p/ o Oscar americano .
    Saudações de quem se não for campeão estará sempre de uma forma ou de outra interferindo na história .

  5. março 4, 2008 3:02 am

    Jaeder, muito prazer em tê-lo aqui. Eu moro em Santo André, também em São Paulo. E portanto, podemos imaginar se fosse um Corinthians a fazer a Batalha dos Aflitos. Seria o maior evento da humanidade para essa imprensa tendenciosa para o lado que lhe dá mais ibope, com exceções, claro! No Brasileiro de 1996, contra a Portuguesa, foi semelhante. Parecia que a Portuguesa era o Brasil e o Grêmio era de outro país, um intruso naquela final. Mas isso faz parte de nossa história, Jaeder. Eu tenho 22 anos, e sou gremista há 15 anos, mas já consegui perceber nesse pouco tempo, que vida de gremista nunca foi fácil, e no dia em que for, desconfie. Toda vez temos que provar para todos a força do Grêmio, sempre lutamos contra tudo e contra todos, mas conseguimos os nossos feitos. Por isso, a nossa torcida é um exemplo. Ser gremista é passar por provações, que fortalecem ainda mais esses laços de amor eterno ao nosso Imortal. Saudações, e a sua presença é sempre bem vinda.

  6. james permalink
    abril 1, 2008 3:05 am

    ah GRÊMIO EH GRÊMIO NAUM TEM XEROX

  7. gremistinha rs permalink
    abril 1, 2008 3:35 pm

    o gremio é so um esses dai só saum cópia!

  8. Jean Feliphe permalink
    abril 11, 2008 8:38 pm

    uma vez eu tava saindo de um jogo no olimpico e vi um cara com uma camiseta de um time argentino, o curioso q a camiseta era tricolor…azul,preta e branca.
    ai o meu amigo( q se chama gean por sinal) me falo esse time foi inspirado pelo GREMIO…nao sei dizer ao certo se eram gremistas q resolveram fundar um gremio lah na argentina ou se sao argentinos q gostaram da gauchada tricolor!
    como eu me esqueci da historia do meu amigo e nem moro mais em porto alegre pra falar com ele, soh tenho uma sujestao se quiser procurar: no wikipedia, achei um time chamado “almagro”,na historia desse time nada falava em GREMIO mas a camiseta é tricolor!
    eu vou continuar tentando!
    obs:eu achei esse blog na esperança d achar esse time…

    • novembro 4, 2014 9:28 pm

      Jean Feliphe, esse time da argentina que tem a camisa igual a do Grêmio se chama Almagro

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: