Pular para o conteúdo

Pesquisa sobre a Odebrecht – Primeira Parte

março 23, 2008

Nota do Sita da Folha, publicado no dia  12 de janeiro de 2008, às 18h59m

“Líder de consórcio que constrói metrô, Odebrecht é maior empreiteira do país

da Folha Online

O grupo Odebrecht, por meio de sua subsidiária CBPO Engenharia Ltds., é o líder do consórcio responsável pela construção da linha 4-Amarela do metrô de São Paulo, cujas obras desabaram nesta sexta-feira e criaram uma cratera gigante no bairro de Pinheiros (zona oeste).

O consórcio também é formado por outras empresas: as construtoras OAS, Queiroz Galvão, Camargo Corrêa e Andrade Gutierrez. A obra também conta com duas outras empresas: a Alstom e a Siemens.

A Odebrecht é a maior empreiteira do Brasil e também está presente em 18 países das Américas, Oriente Médio, África e Europa.

Sua divisão de engenharia atua em vários ramos da construção pesada e já fez rodovias, ferrovias, aeroportos, obras de saneamento básico, pontes, hidrelétricas e estações de tratamento de água.

Uma das maiores exportadoras de serviços do Brasil e uma das cinco maiores construtoras mundiais de hidrelétricas, a empresa conta hoje com cerca de 30 mil trabalhadores.

A empresa foi fundada em 1944 por Norberto Odebrecht em Salvador (BA). A construtora Norberto Odebrecht se destacou na construção de obras de grande porte e se espalhou rapidamente pelo país.

Com a fundação da Petrobras, na década de 50, a Odebrecht ganhou um importante cliente para quem construiu refinarias, plataformas, prédios e portos e perfurou poços em alto-mar.

Na década de 60, a empresa cresceu pela região Nordeste com as obras realizadas após a criação da Sudene (Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste).

Entre as obras que foram construídas estão o teatro Castro Alves em Salvador, o edifício-sede da Petrobras no Rio de Janeiro, a usina nuclear de Angra 1, o aeroporto internacional Tom Jobim (Rio) e o campus da UERJ.

Em 1980, a Odebrecht incorporou a CBPO (Companhia Brasileira de Projetos e Obras), empresa paulista fundada em 1931 pelo engenheiro Oscar Americano da Costa, que posteriormente passou a se chamar CBPO Engenharia Ltda, a líder do consório que constrói a linha 4 do metrô.

Na época, a CBPO era uma das maiores construtoras brasileiras com uma extensa lista de obras realizadas, como as usinas de Itaipu, Xavantes, Capivara, Nova Avanhandava, Rosana e Foz do Areia; e as rodovias dos Imigrantes, dos Trabalhadores e Castelo Branco.

A partir de 1979, a Odebrecht iniciou sua atuação internacional com a construção de uma hidrelétrica no Peru.

Nos anos seguintes, construiu importantes obras na Argentina, Angola, Equador, Portugal, Reino Unido, México, Uruguai, Colômbia, Bolívia e Estados Unidos. Em Miami (Flórida), a empresa já construiu um metrô de superfície.

Na área de segurança, a empresa informa em seu site que “programas e campanhas para a promoção da saúde e da segurança ocorrem durante todo o ano nos escritórios e nas obras”.

“São realizadas palestras, treinamentos, avaliações diárias dos riscos das tarefas antes do seu início e eventos como as semanas de prevenção de acidentes”, diz o site da empresa.

O grupo Odebrecht também é um dos principais acionistas da Braskem, formada em 2002 pela fusão dos ativos de petroquímica da empresa e da Mariani com a Copene.

Em 2005, a Odebrecht teve grande destaque no noticiário com o desaparecimento do engenheiro João José de Vasconcellos Jr., que trabalhava para a empresa no Iraque. Ele trabalhava na reforma de uma usina hidrelétrica em Beiji, no norte do país árabe, quando foi seqüestrado e nunca mais foi encontrado.”

About these ads
4 Comentários leave one →
  1. abril 6, 2008 1:18 pm

    bla balbla balaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa!!!!!!!!!!!!!!!!
    Caps Lock

  2. Reinaldo Link Permanente
    abril 7, 2008 12:55 am

    Parabens!!!
    Odebrecht

    Trabalho, dedicação e desafios vencidos… Sempre!!!!!

  3. Luiz Galvão Idelbrando Link Permanente
    janeiro 2, 2011 9:41 pm

    O Fundador da Cia. Brasileira de Projetos e Obras (CBPO) do o Dr. Oscar Americano de Caldas Filho, e não Oscar Americano da Costa.

  4. Maria Fatima Echeverria Link Permanente
    agosto 26, 2012 2:38 am

    Eu conheci no inicio dos anos 90 um engenheiro de nome Nadir de Costa ou Nadir Duarte que trabalhou e morou em Jardim/MS e Dourados/MS. Ele era o responsavél pelo asfalto que ligava Jardim/MS a Porto Murtinho/MS. Ele era da antiga CBPO e era o engenheiro que respondia pela obra. Alguem o conheceu ou conhece? Fui informada que estava em trabalho no RJ. Fomos grandes amigos até ele e familia se mudar e perdemos contato. Quem puder dar alguma informação ficarei muito grata.
    Maria Fatima

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: